sábado, 21 de dezembro de 2013

Aeroporto: desrespeito a Cajazeiras


Por Francisco Frassales Cartaxo
O governador Ricardo Coutinho está brincando com Cajazeiras. A ideia de construir um novo aeroporto partiu de gente séria, interessada em dotar a cidade de um equipamento fundamental ao crescimento da região do Alto Piranhas. Fundamental, sobretudo agora que Cajazeiras se firma como polo educacional, hoje com 30 cursos em cinco instituições de ensino superior. A ideia tomou corpo quando dois engenheiros e um professor universitário caíram em campo, literalmente, a procura de um local adequado para o aeroporto. O passo seguinte foi abordar o dono do terreno. Tiveram sorte. Num gesto de desprendimento o médico José Maria Moreira fez a doação de sua propriedade ao estado. Não agiu de brincadeira. Formalizou em cartório a escritura. Aliás, este foi o grande trunfo usado para amarrar a decisão do governador, José Maranhão, no ato mesmo da conversa, puxada por um grupo de empresários. Empresários sérios, nenhum deles dono de aeronave, com clara visão do papel estratégico do aeroporto para o desenvolvimento do Oeste paraibano e, claro, para seus próprios negócios.  

Clareza falta ao governo da Paraíba. A gestão passada construiu a pista e deu início ao terminal de passageiros. Mas deixou a obra inconclusa. Ricardo Coutinho assegurou ao Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC), na época da campanha, em 2010, e, já na qualidade de governador, que concluiria o aeroporto. E o fez também em entrevistas à mídia cajazeirense. Ricardo sempre demonstrou nessas ocasiões ter plena consciência da função econômica, social e política do aeroporto.
Passados três anos, no entanto, quase nada foi feito. Não encontro explicação para essa incúria. Caso o governo entenda não ser viável um aeroporto em Cajazeiras, então, convoque a sociedade para o debate. Governo moderno faz assim. Logo ele, Ricardo, que tanto preza, corretamente, o Orçamento Democrático. O governo não pode mostrar-se indiferente ao significado estratégico do aeroporto para a economia sertaneja. Um desrespeito a Cajazeiras. Ao longo de três anos, secretários de estado, dirigentes do DER, outros auxiliares menos qualificados e áulicos de Ricardo Coutinho reafirmaram de público a promessa de executar as obras complementares necessárias ao pleno funcionamento do aeroporto e à sua homologação. Não foi uma voz isolada. Nem duas nem três. Foram muitas. É bem verdade que só se pronunciavam quando havia cobrança. Enganaram a população. Trataram os cajazeirenses como um bando de mentecaptos. Mentiram. Até prazo estabeleceram! Mentiram sem a menor cerimônia. Nisso, os auxiliares de Ricardo foram competentes e ágeis... Falta pressa, todavia, para fazer uma cerca decente ou o balizamento noturno ou preparar as áreas de segurança de voos ou o pátio de estacionamento... Inacreditável. Isso acontece num governo que asfalta 400 km de rodovias! Um desrespeito a Cajazeiras.
Difícil imaginar que, no caso específico do aeroporto de Cajazeiras, Ricardo Coutinho vista a camisa do atraso. Gestor moderno, trabalhador incansável, muito bem avaliado entre os governadores do Brasil, causa estranheza o desprezo ao elementar princípio de priorizar a continuidade de obras públicas iniciadas e interrompidas. Um retrocesso. Volta ao passado, à velha forma de fazer política. Prática mesquinha que, aliás, jamais figurou no programa do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o partido do governador.


quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Universidade: o sertão precisa, por Fernando Caldeira

Por Fernando Caldeira

Lembro-me bem da felicidade de uma cidade com a conquista do seu primeiro curso de medicina. Foi no dia 9 de maio de 2007 que o Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande (Consuni/UFCG) por maioria de 18 votos, decidiu que o novo curso de medicina daquela instituição ficaria na cidade de Cajazeiras. Era a realização do sonho de uma gente que aposta no desenvolvimento, via educação. Com razão o povo de Cajazeiras foi às ruas dar loas à boa nova!
É bom lembrar, entretanto, que dificilmente teríamos a conquista do curso de medicina, não fosse o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba, em 09 de abril 2002, nascendo ali a UFCG. Lembro-me também que poucos eram os alunos dos campi do interior que aprovavam o desmembramento da UFPB. Achavam que seus diplomas perderiam valor e que os cursos perderiam qualidade. Ledo engano. O tempo tratou de mostrar o equívoco!
Pois bem, o desmembramento da UFPB e consequente surgimento da UFCG fez bem às duas instituições, a seus alunos, professores e funcionários. O número atual de alunos, de cursos, de professores mestres e doutores, e de funcionários, demonstra isso de forma cabal.
Agora, é hora de avançar. Consolidada a UFCG, está na hora do surgimento da Universidade Federal do Sertão (UFS), ou da Universidade Federal do Alto Piranhas (UFAP), ou da Universidade Federal do Alto Sertão Paraibano (UFASP), ou da Universidade Federal do Alto Sertão (UFAS), ou seja lá o nome que se queira dar à nova Instituição Federal de Ensino Superior Pública, da Paraíba.
Tal qual o desmembramento da UFPB, o da UFCG só fará bem a ela própria e a seu rebento sertanejo. Àquela pela maior condição de investimentos em cursos ministrados em Campina Grande. À Universidade que nasce, pelas exigências de qualificação cada vez maior de seu corpo docente, com o consequente surgimento de novos cursos, inclusive de pós-graduação e, logicamente, novos alunos e servidores.
São recursos novos e maiores que impulsionarão ainda mais o desenvolvimento regional de uma terra talhada na educação. E ligando esse vetor sócio-econômico característico de Cajazeiras a outro sonho seu, diria o Senador Cristovam Buarque, “A escola é o aeroporto para o futuro.” Avaliem os ganhos com uma universidade do sertão!

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Olá Dolores do Cartório a homologação do aeroporto depende de ti!


Sensacional! A homologação do aeroporto agora tá fácil, meio caminho andado, é só Dolores do Cartório querer e como ela ama Cajazeiras, tá facinho, facinho!
Parece brincadeira do blog, mas é verdade, pelo menos na boca do abalizado ex-senador e atual secretário de Infraestrutura do Estado, Efraim Moraes (DEM), que em entrevista à TV Diário do Sertão afirmou, sem titubear, que  a falta de escritura da área do aeroporto “é a grande dificuldade”, ei Dolores, tá escutando? Se é só isto, Ave Maria, é uma maravilha! Pois é, segundo o ex-senador Efraim “o aeroporto de Cajazeiras, por incrível que pareça, não existe, esta é a pendência que mais nos cobram, mas a escritura é principal preocupação do governo do estado”.


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Fotos de garota de 15 anos nua vazam no WhatsApp e namorado pode ser preso

O responsável pela divulgação das imagens no WhatsApp será preso, já que se trata de um crime cibernético.Uma garota de 15 anos, que mora na cidade de Pombal, teve suas fotos íntimas divulgadas no WhatsApp, na semana passada.  O ex-namorado da garota está sendo investigado pela Polícia Civil, ele é o principal suspeito de ter divulgado as imagens nas redes sociais.
Fotos de garota de 15 anos nua vazam no WhatsApp e namorado pode ser preso

Imagem vazou no Whatsap (Foto: Ilustrativa)
Segundo o delegado, o inquérito policial deverá ser concluído nos próximos 30 dias, e o responsável pela divulgação das imagens será preso, já que se trata de um crime cibernético.
Tratamento psicológico
A estudante de psicologia, Kamilla Pires declarou que as redes sociais estão se tornando um risco nos dias atuais. “A internet está deixando vários jovens dependentes, e acaba se tornando um risco para as pessoas. Muitos jovens estão usando internet de forma errada, e em alguns casos, eles acabam violando a própria intimidade”, disse.

 
             Em outras cidades do Sertão. fotos de adolescentes também se espalharam no WhatsApp (Foto: Ilustrativa)
De acordo com informações da Polícia, a jovem procurou a delegacia de Pombal, para prestar depoimento sobre o caso, já que as imagens circulam em vários aparelhos celulares e no Facebook. “Ela denunciou o acusado, que provavelmente é um amigo ou um ex-namorado. O suspeito postou as fotos dela nua no aplicativo WhatsApp e estas imagens se espalharam nas redes sociais”, disse o Delegado Dr. Sylvio Rabello.


DESCASO DO GOVERNADOR IMPEDE FUNCIONAMENTO DO AEROPORTO.

Com o Aeroporto Regional de Cajazeiras, a cidade pode deixar de ser um polo de desenvolvimento do Estado para se transformar em um polo de desenvolvimento do Nordeste.” - Governador Ricardo Coutinho no Dia da Cidade. 22 de agosto de 2013, tentando enganar os bestas... 
 REALIDADE HOJE 3 DE DEZEMBRO DE 2013... Em entrevista concedida a rádio CBN, nesta segunda-feira (02), o secretário-executivo da Secretaria Nacional de Aviação Civil – Nelson Negreiros Filho, que cuida diretamente dos assuntos relacionados a aeroportos em todo país, relatou mais um capítulo da leniência e do descaso do governador Ricardo Coutinho, com relação ao projeto, desejado pelos sertanejos, de verem o aeroporto regional de Cajazeiras funcionando plenamente e sendo rota de vôos comerciais. Nelson Negreiros foi claro ao informar que, até agora, nada foi feito pelo governo do Estado no sentido regularizar o referido aeródromo – “ainda não foi solicitado pelo governo da Paraíba, à secretaria de aviação civil, a delegação de operações e exploração do aeroporto”, disse Negreiros. O Secretário-executivo também fez referência ao empenho de uma emenda, de autoria do senador Vital Filho, no valor de R$ – 1.200,000, 00 (Hum Milhão e Duzentos Mil reais), destinados a modernização da infra-estrutura do aeroporto Regional de Cajazeiras. O aeroporto Regional de Cajazeiras foi praticamente concluído, no ano de 2010, no governo José Maranhão, faltando o cercamento da moderna pista e obras complementares de aterramento das laterais da pista de pouso, esta última ação apontada só recentemente e em fase de execução pelo atual governo Ricardo. A maior preocupação dos cajazeirenses e sertanejos é que, enquanto as ações relacionadas ao aeroporto de Cajazeiras andam a passo de tartaruga, o município de Patos deu um passo gigantesco nessa área, ao conseguir incluir a modernização de seu aeroporto no PAC2 e já está definindo vôos regulares, o que deixa Cajazeiras imprensada entre os aeroportos de Juazeiro do Norte e, agora Patos praticamente inviabilizando a autorização de novas rotas. 
 Referências: Secon do Governo da Paraíba e Blog do Adjamilton.

Eu curto diariamente este blog!