terça-feira, 11 de junho de 2013

Bosco Maciel - o criador da Casa dos Cordéis

Bosco Maciel -
o criador da Casa dos Cordéis
Claudiomar,

Dentre muitas atividades culturais que exerço (palestras em Universidades, shows musicais, coordenação de saraus literários, Teatro de Cordel (Companhia Magote de Maluvidos)), criei e dirijo o Instituto Cultural Casa dos cordéis em Guarulhos.

Segue abaixo, portanto, as atividades culturais da Casa dos cordéis realizadas neste final de semana, e, o que temos programado:

--------------------


BOSCO MACIEL na Casa dos cordéis (ingresso 20,00)

Show "... Sêr BRINCANTE" (produção de MARLI DOROTI) e
                                      (direção musical de RODRIGHO MORAES)
****************** SÁBADO e DOMINGO (8 e 9/06)

Neste trabalho Bosco Maciel traz a público toda a beleza e a fantasia que compõe o Teatro de cordel. Este projeto nasceu há tres anos a partir da poesia "O Brincante" escrita pelo próprio Artista em seu livro 'Romanceiro' editado em 2005.  Quem assiste ao espetáculo, vive a própria história da Cultura Nordestina, baseada nas riquezas da Literatura de cordel, sob o enfoque picaresco dos 'brincantes' e 'mamulengos'. O Artista sintetiza neste projeto toda sua história de dedicação à Cultura popular e ao folclore Brasileiro. Produção: Marli Doroti. Direção musical: Rodrigho Moraes. Iluminação: Rogério Brito. Direção de palco: Osvaldo Alves. Venda antecipada de ingressos na Livraria Nobel do Espaço Novo Mundo - Av. Salgado Filho, 1453 - Guarulhos - SP 

--------------------

VALDIR VERONA na Casa dos cordéis (entrada 10,00)

Show " NA ESTRADA "

15/06 (sábado) 20h

O presente projeto mostra um pouco das diversas facetas desenvolvidas pelo Artista no decorrer da estrada. Nele estão presentes: O músico instrumentista, o compositor, o cantor – talvez fosse melhor “cantador” – o arranjador etc. No repertório do CD estão as novas composições instrumentais “Estações” e “Chacarera Entre Amigos”, as canções “Com a Viola na Garupa”, “Irmão Violeiro” em parceria com Juarez Machado de Farias e “Moenda da Vida” em Parceria com Rubem Sholl. No repertório tem arranjos para clássicos da música do Sul, com os quais me identifico muito, tais como: “Os Homens de Preto” de Paulo Rushell, “Balseiros do Rio Uruguai” de Barbosa Lessa e “Semeadura” de Vitor Ramil. Também procurei revisitar composições dos meus primeiros CDs a exemplo de  “Cuñatai”, gravada originalmente no CD “Acordes ao Vento” de 1995 e “Rimas Dispersas” do CD “Tons da Terra” do ano de 2000. O CD conta com as participações especiais do músico uruguaio Carlitos Magallanes ao Bandoneón, do Matogrossense Daniel de Paula na viola de cocho, dos mineiros Luiz Salgado e Rosa Amélia e do grupo vocal gaúcho Chão de Areia, dos músicos caxienses Eder Bergozza , Itiberê Lucena e Fernando Zorzi. As imagens de capa – óleo sobre tela - são do artista plástico Vasco Machado.
Sinopse do Show:
A proposta apresentada para a Casa dos Cordéis é de uma apresentação musical, tendo como base, canções e temas instrumentais que fazem parte do CD “Na Estrada” em fase de lançamento, assim como as principais composições de CDs anteriores e também músicas que influenciaram seu trabalho. O formato da apresentação é solo – Viola de 10 cordas e voz.
Formato:
Músico: Valdir Verona - Violas de cordas e voz
Duração: aprox. 60 min
Repertório:
Estações – Valdir Verona (Instrumental)
Com a viola na garupa – Valdir Verona
Irmão violeiro – Valdir Verona e Juarez Machado de Farias
Aviso - Valdir Verona e Juarez Machado de Farias - Do CD Uma Viola ao Sul
Enseada – Valdir Verona (Instrumental) - Do CD Uma Viola ao Sul
Rancheira violada – Valdir Verona(Instrumental) - Do CD Uma Viola ao Sul
Rimas dispersas – Valdir Verona e Loresoni Barbosa
Os Homens de preto – Paulo Rushel/arr. Valdir Verona
Semeadura – Vitor Ramil/José Fogaça/arr. Valdir Verona
Encontro das Águas – Tavinho Moura
Um Violeiro Toca – Almir Sater e Renato Teixeira
A Vida do Viajante/O Trenzinho do Caipira – Luiz Gonzaga e Hervê Clodovil/Heitor Villa Lobos

--------------------

SAPIRANGA na Casa dos cordéis (entrada 15,00)

Show "SEGREDOS DO TEMPO"

16/06 (domingo) 19h

Antonio Neto (Sapiranga) Violonista, cantor e compositor, Sapiranga é o criador do conceito da Música da Zona da Mata da Bahia. Pesquisador da cultura popular, se abriga autenticamente no seio da Mata Atlântica, onde nasceu. Dela extrai os seus sentidos e símbolos para criar a Música da Zona da Mata, como ele mesmo chama a sua criação. Sua música possui uma moldura arrojada e moderna, sem perder, no entanto, os sentidos do que é a sua Raiz. Discografia - Sapiranga passaro Noturno 2005 / Sapiranga Segredos do Tempo 2011.

--------------------

DANI LASALVIA na Casa dos cordéis (entrada 15,00)

Participação: AMAURI FALABELLA

22/06 (sábado) 20h

DANI LASALVIA, é cantora, compositora e violonista paulistana e foi encaminhada profissionalmente por Dércio Marques em 1996, através da participação em shows ,discos e inúmeros projetos dirigidos por ele. Através dele também, pôde conhecer e aprender com outros mestres como o maestro Zé Gomes, Stênio Mendes, Vidal França, José Eduardo Gramani, Elomar Figueira de Mello, João Bá. Além do violão, toca viola caipira e outros instrumentos inusitados, dos quais adora extrair novas sonoridades, utilizando também a percussão vocal e corporal aprendidas em oficinas com Stênio Mendes e Fernando Barba (grupo Barbatuques). Outros cursos fizeram parte do curriculum de Dani como: Violão com Paulinho Paraná, Canto lírico com Adriana Clis, Canto Popular com Ivete Souza, Canto lírico no conservatório Tchaikovsky (Rússia), além de workshops como o do violonista Marco Pereira (ministrado no Sesc Vila Mariana) e o de viola Caipira (ministrado por Índio Cachoeira, Zé Helder e Ricardo Vignini.) Dani traz como principal instrumento - a voz. E seu uso profissional vai de performances, a aulas de canto que Dani ministra há mais de dez anos. Dani tem ajudado inúmeros alunos a desenvolver uma técnica vocal saudável, capaz de manter a voz íntegra e afinada mesmo após tournés e desgastee físico. Seu timbre de larga tecitura, permite não só a suavidade, mas também a força nos agudos e graves, que aliados ao sentimento, dão maior expressividade e delicadeza em suas interpretações.
AMAURI FALABELLA foi vencedor em 2000 do prêmio Especial do Júri Popular no Festival da Música Brasileira da Rede Globo, quando sua canção Brincos recebeu 60% da votação, Amauri Falabella canta coisas em que acredita e da maneira que gosta. Com forte influência de variados estilos musicais como o de Elomar, Xangai, Vital Farias, Vidal França e Dercio Marques, hoje é considerado pela critica como um “Trovador”.

--------------------

WOLF DO VALE na Casa dos cordéis (entrada 5,00)

show "RESENHA"
Participação: MAURO MESAQUE e LUCIANA DUARTE
06/07 (sábado) 19h

Nascido em São José dos Campos e em Guarulhos desde 1967. Iniciou sua vida musical em 1979 superando a marca de 200 edições de Festivais pelo país além de compor trilhas sonoras de peças teatrais, produções musicais (Adylson Godoy, Teresa Miguel e Ana Lee), gravações de CDs, projetos culturais e ações independentes de atividades culturais dos mais variados segmentos. Esteve presente nos trabalhos de Beto Santos, Nivaldo D Ávila, Sidnei Sales, Helton Gomes, Mauro Mesaque, Rute Glória, Leilah Neme, Ana Lee, Teresa Miguel, Orlando Alvorada, Amauri Falabela, Laura Mac-Knight Maule entre outras participações. Promoveu ao lado do produtor cultural NETO BOBILLO o evento semanal “NOITES AUTORAIS”, encontro que aproximava artistas de Guarulhos e outras localidades com o propósito de divulgar e fortalecer o trabalho de criações próprias realizando ininterruptamente 35 edições. Traz para a Casa dos cordéis o Show “RESENHA” seu repertório que mescla o bucólico e o urbano além de homenagear grandes nomes da MPB. Receberá em sua apresentação como convidados Mauro Mesaque e Luciana Duarte.

--------------------

EUFRA MODESTO na Casa dos cordéis (entrada 10,00)

show 'CAUSOS, CANTIGAS e CANÇÕES'

17/08 (sábado) 20h

Quando Eufra Modesto começa a contar um  causo, o público, seja ele de jovens, crianças ou adultos, entra numa espécie de transe. Até o momento do ápice, quando eclode um imenso coro de gargalhadas e, claro, muitos aplausos. Como um espírito que vem sem avisar, Eufra encarna um matuto. Suas mãos, sua face e sua expressão corporal revelam o grande artista que é, fascinando o público a cada movimento. “É sem dúvida o maior contador de causos da atualidade”, afirma o folclorista Bosco Maciel, de Guarulhos. Para o escritor e cordelista Costa Sena, “de São Paulo ao Ceará não há declamador e contador de causos com a performance de Eufra Modesto”. Afinadíssima, sua voz de trovão é marca registrada. Acompanhada de seu violão, dá nova roupagem a músicas de Geraldo Azevedo, Zé Geraldo, Elomar Figueira, Vital Farias, Renato Teixeira, Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Luis Vieira, e outros, encantando a platéia. Qualquer que seja sua performance, estarão lá a música, a poesia, o teatro e um
bocado de graça. Eufraudísio Modesto é nascido na Bahia e há 40 anos vive em São Paulo. É músico, compositor, ator, cordelista, pesquisador da cultura popular e mestre de capoeira. No show  Causos, Cantigas e Canções, Eufra faz um resumo de sua trajetória, resgatando o grande valor da sabedoria popular com contos, causos, versos, travalínguas, cantigas de roda, anedotas e música brasileira da melhor qualidade. Recentemente lançou em Várzea Paulista o projeto Folclorinhos, no qual apresenta
cantigas folclóricas de épocas antigas para crianças e educadores do ensino infantil e fundamental. “É emocionante ver a garotada cantando as composições da era das
nossas avós. Eu nem imaginava que faria tanto sucesso”.  No palco O artista também é mestre nos palcos. Tem em seu currículo as peças teatrais “A noiva do ondutor”,“Os Saltimbancos”, “O Grande Circo Místico”, “Caymmi: Lendas do Mar”, “Dos Festivais”, “A Era do Rádio”e “Os Afro-Sambas”, de Vinício de Moraes e Baden Powell, todas com o elenco do Coral Cênico da Unifesp, com apresentações nos SESC da Vila Mariana,  Belenzinho, Pompéia e Santo Amaro, no Memorial da América Latina, Centro Cultural São Paulo, Teatro João Caetano, entre outros. Também participou das peças ”História do Brasil em Cena”, “Guerra Salva a Casa”, “Olhares de Iaiá” e “História do Bras”.
Atualmente, Eufraudisio é Diretor de Cultura de Jundiaí, protagonizando junto à comunidade um trabalho não de resgate, mas de criação de uma identidade cultural
para a cidade, que hoje vive um momento de real efervescência cultural, reconhecida e aplaudida dentro e fora da região.

--------------------

--
Bosco Maciel

011 9780.0958

Nenhum comentário:

Postar um comentário