terça-feira, 16 de abril de 2013

Informativo da AC3 (fev.-abril/2013)

CONTATO COM GOVERNADOR DA PARAÍBA SOBRE O AÇUDE GRANDE

Acompanhado do conterrâneo Waltemilton Cartaxo, abordamos informalmente o Governador Ricardo Coutinho, antecedendo a abertura do Seminário da Agricultura Familiar de Base Agroecológica, realizado em Campina Grande no último dia 19 de fevereiro, no qual apresentamos a experiência do Projeto São José III do Ceará. Na ocasião, repassamos a última mobilização realizada no CDL de Cajazeiras, com a participação de ampla representação dos Poderes Públicos Municipais (Prefeitura, Câmara e Unidades Regionais do Governo do Estado), bem como da Sociedade Civil Organizada. Lembramos ao Governador, o fato novo referente aos recursos programados para o Açude Grande em 2013 pelo Ministério das Cidades no valor de aproximadamente R$ 8,0 milhões.
Adiantamos diante deste fato, o encaminhamento da citada reunião, no sentido de ser aproveitado o Edital e o Termo de Referência contratados pela a AC3 junto ao Instituto dos Arquitetos da Paraíba, no valor de aproximadamente R$ 14.200,00. Com base nestes dois documentos, a necessidade de ser viabilizado o próximo passo, com vistas à realização do Concurso Público Nacional de Ideias. Desta forma, gerar um anteprojeto modulado para o entorno do Açude Grande como um todo, de forma que a primeira etapa correspondesse aos investimentos referentes aos recursos iniciais citados, já autorizados. O Governador, apesar da postura atenciosa, demonstrou preocupação com a expectativa que poderia ser despertada junto ao Governo do Estado.
Recomendou avançar no processo através da Prefeitura de Cajazeiras, oportunidade em que colocamos as limitações de ordem financeira em início de administração. Concluímos a conversa realizada de forma descontraída, entregando ao Governador, o Ofício da AC3, com o referido pleito tendo sido reenviado ao mesmo, através de email. A Secretária Andréia Braga do Planejamento foi nivelada à respeito, a fim de repassar para a Prefeita Denise Oliveira, teor da conversa com o Governador, bem como encaminhada para a mesma, cópia do Ofício mencionado da AC3.
Foto: Galdino Vilante
PACTO DA AC3 E AC2B EM TORNO DE PROJETOS ESTRUTURANTES PARA CAJAZEIRAS
Conforme troca de emails com integrantes da AC2B, ratificamos pacto estabelecido no Encontro realizado no ano passado promovido pela nossa co-irmã de Brasília, a fim de mantermos a unificação em torno dos Projetos Estruturantes para Cajazeiras, de conformidade com as seguintes prioridades:
1. Projeto Arquitetônico e Urbanístico do Parque Linear do Entorno o Açude Grande, através de um Concurso Público Nacional de Ideias. Insistimos nesta tese, para estimular a criatividade e a transparência, evitando-se “enlatados de gabinete”, sem a participação da Sociedade Civil, que não levem em conta a realidade daquele espaço sagrado, incluído
no perímetro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico da Paraíba;
2. Conclusão do Aeroporto, com a regulamentação de vôos regionais, sendo preocupante a morosidade, principalmente comparando-se com as ampliações previstas para Juazeiro do Norte e Patos;
3. Criação do Complexo Cultural de Cajazeiras, abrangendo o Teatro Íracles Brocos Pires, o tradicional Colégio Professor Milanez e a ampla quadra do Chamegão, preservando e combinando com a beleza das resistentes e frondosas cajazeiras lá existentes, fincadas pelos nossos antepassados, lamentavelmente ameaçadas de extinção em nome de uma suposta modernidade que não leva em consideração as nossas origens. Fotos anexas ilustram a preocupação.
Aproveitamos o ensejo para enaltecer a Programação do 4º Encontro da AC2B, a se realizar no período de 19 a 21 deste mês de abril, no qual o nosso Diretor Social, Ricardo Bandeira de Melo participará representando a AC3.
CONCEBIDA PROGRAMAÇÃO BÁSICA DO 11º BAILE DO REENCONTRO
Através de reunião realizada no último domingo de março (31/03) em Fortaleza, conforme fotografia anexa, foi concebida a Programação básica do 11º Baile do Reencontro, a ser realizado no próximo mês de agosto em Cajazeiras. Projeto neste sentido, com uma série de inovações, será apresentado à comunidade cajazeirense na primeira quinzena do próximo mês de maio.
PERDAS IRREPARÁVEIS DE IRMÃOS E IRMÃS CAJAZEIRENSES
Registramos com pesar, cajazeiresenses que se foram neste ano, mas que continuarão a conviver conosco em outra dimensão:
Seu Dudu, Fátima Cartaxo, Rosalvo, Zazá, Francis Albuquerque e meu inesquecível tio, Rubismar Farias. Todos eles tinham em comum, o amor as suas raízes, motivo pelo qual, contribuíram decisivamente com as lutas em prol da Terra do Padre Rolim.
Josias Farias Neto (Fortaleza, 15/04/2013)
Diretor de Políticas Públicas da AC3

Nenhum comentário:

Postar um comentário