sexta-feira, 16 de março de 2012

Governo divulga calendário, foco é a capital, interior “quase excluído”

Por Reudesman Lopes
A Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) do Governo da Paraíba divulgou o calendário de atividades de 2012, com projetos e programas para o esporte na “Paraíba” durante todo o ano. 
A partir de abril, serão realizados os Jogos Escolares e os Paraescolares, que, juntos, são (foram) os maiores eventos do desporto escolar do Estado, envolvendo as 14 regiões de ensino da Paraíba e movimentando mais de 30 mil alunos. Assim como ocorreu no ano passado, haverá as etapas regionais, de onde sairão os campeões para disputar a etapa estadual; dessa etapa, serão selecionados os vencedores para participar das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Além desse evento, será realizado o 1º Torneio Intermunicipal de Futebol Amador, em que cada município indicará um representante para disputar em sua respectiva micro região. 
A novidade no calendário, segundo o secretário Fábio Maia (foto), é o projeto "Ginásio Cidadão”, que, de maio a dezembro reunirá crianças e adolescentes dos bairros de Cristo Redentor, Geisel e José Américo para participar de escolinhas de nove modalidades esportivas. Poderão participar aqueles com idade entre 7 e 17 anos e que estejam matriculados nas escolas da rede estadual de ensino no Ginásio Ronaldão, em João Pessoa. 
Ainda em maio, será a vez do Fórum do Esporte, quando serão definidas as bases de uma política pública para o esporte e o lazer da Paraíba em todas as regionais. Desse fórum, sairão as temáticas para a etapa estadual, que será realizada em João Pessoa. Mais uma vez, o interior fica praticamente “excluído” do projeto da Secretaria Estadual de Esportes, como se percebe, os programas e projetos, praticamente todos, estão voltados para a capital e pouco são aqueles que se destinam ao interior. Sobrou para nós os fraquíssimos jogos escolares que estão cada vez mais se definhando em nossa região e não atendem mais a necessidade da prática desportiva escolar e a promessa de um torneio intermunicipal de futebol, só, e mais nada. 
Infelizmente a Secretaria de Esportes não demonstra nenhum interesse e ou competência no envolvimento do interior paraibano em um projeto que nos traga não apenas benefícios esportivos bem como sociais para a sua população.

Sobrou para Emerson
O treinador Pedrinho Albuquerque, bem como todo torcedor do Paraíba não gostou nada, nada, da forma como o time “entregou” o empate para o Flamengo na noite de quinta feira, 8, quando o nosso representante vencia o Mengo pelo placar de 2 a 0 até os 42 minutos da etapa final. Pois bem, a perda destes três preciosos pontos foi debitada na conta do ala Emerson, assim sendo ele foi “barrado” no jogo contra o Auto Esporte. Acontece que Emerson fez uma falta danada contra o time automobilista, mas, quem manda é Pedrinho.
Tá devendo
Por falar em dívida, o ataque do Paraíba com Cristiano e Danúbio anda devendo e muito a galera do time coral. Bom frisar que eles foram fundamentais no título da segundona conquistado pelo tricolor. Contra o Auto Esporte, o panorama do jogo somente veio a mudar quando Pedrinho Albuquerque, após os 20 minutos da etapa final do jogo atendeu o grito da torcida e colocou Lee no lugar de Cristiano. A entrada deste jogador foi providencial, fez o segundo e foi determinante na colaboração do terceiro gol anotado pelo Danúbio. O nosso setor de ataque não nos deu, ainda, a devida confiabilidade.
Convocação
O presidente Tiko Miudezas (foto), o treinador Pedrinho Albuquerque e todos os atletas do Paraíba estão convocando a torcida coral de Cajazeiras e da região para apoiar a equipe no confronto deste domingo quando no estádio o Perpetão o tricolor cajazeirense receberá a equipe do CSP de João Pessoa. Vale salientar que este jogo é de fundamental importância para que o Paraíba continue no G4 na busca pela sua classificação para a fase final do campeonato paraibano 2012, além de colaborar financeiramente quando da compra do seu ingresso. Portanto neste domingo a presença do torcedor é fundamental no Colosso das Capoeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário