quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Tribuna de Júlio Bandeira 10/05/2008

O primeiro número do jornal data de abril (1953), o mesmo mês da morte, de Júlio Bandeira, dia 30. Tribuna do Sertão devia ser mantida pelos amigos, mercê dos anúncios inseridos em suas quatro páginas. Penso que a existência da TS não mereceu maior atenção panegírica, talvez pela sua curta vida, 4 ou 5 números, como especulei em artigo no Gazeta do Alto Piranhas, (nº 395, 07 a 13/07/2006), ao remexer velhos papeis para subsidiar meu último livro. Acho que nem Júlio guardou exemplares de uma de suas ousadias ao chegar a Cajazeiras, mais de 50 anos atrás, recém formado em medicina na Bahia. Retornou às raízes e se deu bem, como atesta a trajetória de homem público, agora, recordada pela mídia estadual. De outras audácias só vim tomar ciência muito depois, quando as bem comportadas meninas dos mistérios noturnos começaram a bater com a língua nos dentes... Mas isso é matéria para enfeite ficcional, quem sabe.
Volto à Tribuna. O número de estréia traz esta manchete: Cajazeiras, Cidade Esquecida! Figura, Apenas, no Mapa das Campanhas Eleitorais. Logo abaixo, na primeira página, estão estes títulos: Autorização Ministerial Para Obter 30 Trilhos; Energia Elétrica Diurna, Edifício da Prefeitura e Fórum; Precário o Estado do Hospital – Falta tudo no HRC, Até Água! Na última página: O Aeroporto só existe no verão – verdadeiro pântano no inverno.
E as propagandas? Uma delícia: Armazém São Paulo – o maior sortimento de tecidos, redes, sobrinhas, chapéus. Lyra, Pinheiro & Cia – agentes de automóveis e caminhões Chevrolet. Armazéns Ouro Branco de Américo Almeida, Tecidos S/A. Nas páginas internas, há reclames menores: Bar e Sorveteria Aloma, de José Gonçalves Moreira; Drogaria dos Pobres, de Donato Pereira; Mercearia Moreira, de J. Moreira; Casa São Luiz, de Albino Gonçalves Dantas; A Pernambucana; Loteria Estadual do Ceará – compre no“cambista José Lopes de Lima, conhecido como Pássaro Preto. A SANBRA – compra algodão, oiticica e mamona.
Para aguçar mais ainda a saudade cito anúncios de médicos, dentistas e advogado: Deodato Cartaxo, Sabino Guimarães, Valdemar Pires Ferreira, Francisco Barbosa, Líbio Brasileiro, Vicente Leite Rolim, Manoel Domingos Sobreira e José Rolim Guimarães.
Por fim, em homenagem à imprensa cajazeirense, em particular, aos radialistas, transcrevo na íntegra o seguinte texto: Para uma propaganda eficiente de seu estabelecimento Comercial Anuncie em A Voz do Sertão, a única amplificadora ouvida com nitidez de qualquer ponto da cidade. Encerra, diariamente, suas atividades às 20 horas. Fone 177.
Isso faz 55 anos! Que mudança frente à realidade atual, Cajazeiras com seis emissoras de rádio e portais eletrônicos de causar inveja.
Essa sessão nostálgica é para registrar a saudade de Júlio Maria Bandeira de Mello que, com sua irreverência, ao lado de Zé Guimarães, povoaram de ilusões minha adolescência. Que Deus o tenha sob guarda.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Aniversário de Martos na Argentina

Martos, o aniversariante
Ao resolvermos que deveríamos comemorar o aniversário de Martos via- jando, olhamos o mapa-mundi, discutimos para onde vamos, e porquê a escolha? Não foi uma missão tão simples, quando se tem o mundo inteiro nas mãos. Procuramos algo mais acessível e que não fosse uma viagem tão longa, já que acabávamos de chegar da Escandinávia e o mais importante era fazer o que gostamos numa data tão especial. O Destino prático a- pesar do período bastante con- corrido e, enfim come- morar revendo Buenos Aires e Bariloche (Argentina).
Chegamos a Buenos Aires dia 9, e desde este momento até a volta tudo foi só festa, passeios e alegria. Estávamos acompanhados de minha filha Vanessa e esposo Hélio Cavalcante, o que tornou a viagem bem mais agradável.
Marriott Plaza Hotel Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade de Três milhões de habitantes. Interessante que Buenos Aires é capital e maior cidade da Argentina, também existe um Estado com o mesmo nome como São Paulo. O pais Ar- gentina tem uma qualidade de vida no ìndice de De- senvolvimento Humano bem superior ao Brasil, ocupa o 45º lugar no mundo , enquanto o Brasil apenas o 84º lugar. O principal setor economico é o de serviços ( 78%), seguido dos serviços imobiliários, info- máticos e financeiros. É a cidade mais européia fora da Europa, o que é ainda vísivel na arquitetura da cidade. É a capiital mundial do Tango, da boa carne, e mesmo após as dificuldades econômicas que passou a cidade continua viva, bela e elegante.
Muitos são os pontos turísticos que valem a pena serem visitados:
Avenida 9 de Julho, era a mais larga do mundo,
antes da Av. dos ministerios em Brasilia.

Plaza San Martin- É a mais bonita, ao seu redor tem a Torre dos Ingleses, o Mo- numento funerário - home- nagem a morte de 649 soldados na guerra das Mal- vinas e o monumento ao General Martim, homenageado com 9 estátuas em praça da cidade.
Rua Florida- Primeira rua de pedestres da cidade e se tornou uma referência de comercio.
Galerias Pacífico- Shop- ping possuidor de uma bela arquitetura que conta com um interior luxuoso e variadas lojas.
Obelisco- Fica na avenida 9 de Julho. É o ponto de manifestações politicas e vitórias esportivas.
Casa Rosada- É a sede do poder executivo. Pintada de rosa pelo presidente Sarmiento em 1874, e hoje a presidenta Cristina iluminou com um tom forte de pink, à noite é um show à parte, apesar dos opositores dizerem que é a nova casa da Barbie.
Cajá, nome doce em qualquer lugar do mundo!
El Caminito- É uma rua-museu, um logradouro tradicional de grande valor artistico e turístico, localizado no bairro de La Boca, onde fica o famoso La Bombonera, estádio do Boca Juniors. Em 1950, um grupo de vizinhos resolveu converter aquele pardieiro, em uma rua alegre e turistica, pintando em tons co- loridos aquelas ruas estreitas  de casas de madeira, ou de zinco, tipos de vivenda pe- culiar precária.
Palermo- É o maior bairro de Buenos Aires, considerado o pulmão da cidade devido aos seus diversos parques e jardins. O bairro oferece também uma grande variedade de lojas de arte, bares, boutiques, teatros independentes, lojas de antiguidades, ateliers, milongas de tango, restaurantes e night clubs.
Puerto Madero- Um modelo de recuperação de áreas urbanas degradadas, o Puerto era o antigo porto da cidade, recuperado e revitalizado para abrigar diversos restaurantes e casas noturnas. Conseguiu, assim, atrair hotéis, e empreendimentos comerciais e residenciais para a vizinhança.
Recoleta- Provavelmente o bairro mais caro e elegante de Buenos Aires. Nele, existem que vale a pena visitar Avenida Alvear - avenida com as lojas de grife mais caras de BsAs, como Armani e outras; Centro Cultural Recoleta; Village Recoleta - Complexo de cinemas e restaurantes; Museu Nacional de Belas Artes; Cemitério da Recoleta - por mais funesto que possa parecer, é uma ótima atração turística. Tem túmulos da aristocracia dos últimos séculos, e o mais famoso túmulo: de Eva Duarte Perón, a eterna "Evita Perón"; Floralis Generica - escultura metálica na Plaza
San Telmo- Bairro antigo, associado à arte, à boemia, aos antiquários e o tango. Abriga a famosa feira de San Telmo.
Casas de Tango- O tango é muito mais que um ritmo musical em Buenos Aires, é uma verdadeira unanimidade e estilo de vida entre os argentinos, talvez até mais que o samba para os brasileiros. É um crime passível de pena capital visitar Buenos Aires e não assistir um show de tango. Por ex- Senhor Tango, Calos Gardel, La Viruta. etc.

Museu No Cerro Otto em frente
a uma escultura de Michelangelo (Bariloche)
Finalmente dia 13 chegamos a BARILOCHE  (Argentina),que é linda em todas as estações, agora na primavera, com sua natureza privilegiada, com paisagens de perder o fôlego.
Segundo o guia ao nos perguntar:
-Vocês já conhecem Bariloche?
Diante da resposta positiva, afirmou:
Se você puder venha 4 vezes, pois cada estação é uma beleza impar, portanto diferente.
Se não puder venha 3 vezes.
Se não puder venha 2 vezes.
E se não puder, que pena!
Em que concordamos plenamente, se no inverno quando estivemos anos atrás foi um be- líssimo passeio, agora podemos melhor observar a paisagem na primavera, apesar dos efeitos do Vulcão Puyehue que desde sua reativação em 04 de Julho não pousa nenhuma aeronave na cidade, tivemos que desembarcar em Esquel, a cidade mais próxima.
Lá visitamos :
- Museu Cívico- Onde fica a Prefeitura, a secretaria de Turismo,Policia Local, Museu de La Patagônia e a Biblioteca Sarmiento.
- Calle Mitre- É o point da cidade com diversas lojas de casacos, moletons, chocolates, artigos de Ski, etc. É a principal rua da cidade por onde todo mundo passa.
Bariloche com cães Sao Bernardo
- Teleférico Cerro Otto- Fica a 5km do centro da cidade, localizado num belíssimo parque de 25.000 metros quadrados, onde gôndolas panorâmicas (tipo bondinhos do Pão de Acúcar), totalmente fechadas nos le- vam a magnifica paisagem pro- tegidos da chuva, vento ou neve. Lá em cima está a única confeitaria giratória da Amé- rica do Sul. Há também um pequeno museu e uma dis- coteca bem animada.
Cerro Campanário- Teleférico, só que de cadeirinhas. Aos pares vamos subindo ao cerco de 1050m. Lá de cima a vista é ma- ravilhosa, considerada a mais bonita de Bariloche. É muito emocionante.
 Enfim, em família comemoramos e curtimos um maravilhoso passeio.

Entrevista com Dona Socorro Claudino

Entrevista concedida em 08.03.09 à Tv Cidade Verde de Teresina PI

domingo, 20 de novembro de 2011

Entrega de titulo de cidadão triunfense para Dr. Carlos Antonio, Jose Antonio de Albuquerque e Antonio Jose de Andrade

Os homenageados.
A entronização dos homenageados no plenário da câmara.
O Professor José Antônio de Albuquerque discursando 
O ex-prefeito de Cajazeiras, Carlos Antônio recebendo o título.
José Antônio de Albuquerque 
O terceiro homenageado Antônio José de Andrade
Os três homenageados.
Os homenageados. 
O casal Carlos Antônio com o vereador Moacir Menezes e o jornalista Christiano Moura
O casal Christiano Moura com Almerinda Menezes e Dra. Denise Omliveira

sábado, 19 de novembro de 2011

Arione Diniz é eleito uma das 100 personalidades mais influentes do ano no Brasil.


Pela quinta vez, ÉPOCA elege e publica a lista das 100 personalidades mais influentes do ano no Brasil. São as pessoas que, de acordo com a redação, mais se destacaram em 2011 pelo poder, pelo talento, pelas realizações, pela capacidade de mobilizar e/ou inspirar. Uma bússola para entender as mudanças – e antever os rumos – de uma sociedade plural, inquieta, em constante transformação. A lista está dividida em quatro categorias: Líderes, Heróis, Construtores e Artistas. Como já é tradicional, os perfis são escritos por colaboradores convidados conforme a afinidade pessoal ou profissional. 


O que não foi diferente com o empresário Arione Diniz, diretor presidente do maior grupo de óticas do país, empresário que se destaca dentre tantos méritos por um único diferencial, a humildade.


O grupo de óticas Diniz hoje é o maior do país, com mais de 500 lojas, um sucesso que a cada dia cresce mais e mais.
O nome de Arione Diniz, figura numa lista de personalidades do tipo de Eike Batista, ou melhor, na mesma classificação.

Arione Diniz é um homem de sucesso, um homem de bom coração que ajuda a milhares e milharesde famílias a terem a dignidade de ter o seu pão de cada dia a mesa. Oferecendo as pessoas emprego e ótimas condições de trabalho e tratando seus funcionários como pessoas da família.
Quem chega a uma ótica Diniz sente se como se estando em casa, o tratamento é de primeiro mundo, as pessoas são muito bem tratadas e isso é fundamental para o Arione que sempre visa o melhor para os amigos e clientes da Rede de Óticas Diniz.
Segue a lista dos 100 mais influentes do país publicada pela revista Época, dentre os construtores está o nome de nosso amigo Arione Diniz.
Desejamos a multiplicação desse sucesso, e que em 2012 venham muito mais vitórias e conquistas.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

40 anos de FACIC, por Francisca Pereira Silva Almeida, aluna, pag. 04

Parabéns, FAFIC! por Pe. Janilson Rolim, Profa. Fernanda da Silva Chagas e o aluno Pedro Xavier Filho


Cajazeiras, mais uma vez, se fez presente em Brasília.

o local da festa, na Candangolândia. Chácara Afonsolândia
CORRINHA E O ANFRITIÃO
OS BEMBENS
ANGELA DE SEU MOACIR SAPATEIRO, JANDUI DE HOSANA, CORRINHA MOREIRA, MAX E ESPOSA SAMIRA
 Sales, Ribamar e esposa, e Humberto 
Eduardo, em linha direta com Cajazeiras
 MAX ROBSON E JEANNE
IRACEMA, PEREIRA E ANGELA



Corrinha e Sales
Que biquinho lindo!